O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Nesses 16 anos de atividades ininterruptas, o Instituto Ciranda atendeu em torno de 10.000 crianças e adolescentes no estado de Mato Grosso ensinando música gratuitamente. Atualmente, o Instituto atende cerca de 1.300 crianças e jovens oriundos de diversas classes sociais e de diversas cidades mato-grossenses. O principal requisito para participar é que cada aluno deve estar frequentando a escola regularmente e que tenha disponibilidade de tempo para dedicar-se a música.

 


O que fazemos? 

Ensinamos os instrumentos de orquestra a crianças, adolescentes e jovens de Mato Grosso, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação social. 


Onde atuamos? 

Nossa sede é localizada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, com polos em Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Poconé, Várzea Grande e no bairro Dr. Fábio em Cuiabá. 


Como funciona? 

Anualmente, crianças, adolescentes e jovens, ingressam para estudar música no Instituto Ciranda. No Instituto, recebem gratuitamente o material didático, uniforme, o instrumento musical, aulas com professores capacitados e ensaios nas orquestras. 


Aulas

Aulas semanais de técnica instrumental, teoria musical e prática musical coletiva.  Instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta transversal, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, coral infantil, musicalização infantil/flauta doce.


Ensaios 

Ensaios semanais das orquestras e dos grupos de câmara com repertório tradicional, brasileiro e regional. 


Concertos

Concertos da Temporada artística da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, e concertos especiais realizados em espaços diversos, atendendo a solicitações. 


Objetivos

  • Oferecer aos nossos jovens além de formação técnica, plenas condições para o exercício de cidadania. 
  • Desencadear uma ação de ensino dos instrumentos musicais que em longo prazo se estenderá a todo o Estado de Mato Grosso na medida em que as tecnologias ora desenvolvidas servirão de modelo e suporte a iniciativas vindouras. 
  • Promover os valores da cultura de paz e outros valores universais junto a nossas crianças, adolescentes e jovens, por meio de ações que proporcionem a igualdade de oportunidades e contribuam para o desenvolvimento social do Brasil. 
     

APOIADORES

MANTENEDORES
PARCEIROS EDUCACIONAIS
APOIADORES
© Todos direitos reservados, Instituto Ciranda